O Projeto

Os Miniensaios de Filosofia buscam dialogar com pessoas de diferentes áreas e níveis de formação. Escritos de modo acessível para difusão da filosofia, seus temas podem interessar tanto às pessoas que já apreciam a leitura de textos filosóficos quanto àqueles que desejam se aproximar do exercício intelectual filosófico pela primeira vez. A coleção pretende também incentivar as abordagens interdisciplinares entre a Filosofia e outras áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Sociologia, Psicologia, História, Comunicação, Artes e Economia).

Leitura: navegação e hipertexto.

O livro usa uma lógica de navegação e hipertextos (por símbolos e números).
Além da leitura linear (que vai do começo ao fim) o leitor pode navegar pelo livro de outras duas formas, pois o livro possui símbolos gráficos em formato de ícone em cada um dos capítulos, que indicam visualmente o tema tratado. Assim, o leitor pode navegar pelo livro através dos ícones, escolhendo de forma visual os ensaios que quer ler primeiro como se estivesse navegando pelos ícones do computador.

Além dos ícones, o leitor pode percorrer o livro através de números em algarismos romanos que indicam ao final das páginas quais os outros Miniensaios que possuem relação com o texto que está sendo lido naquele momento. O leitor pode então fazer uma navegação através deste hipertexto numérico que imita os links da Internet.

 Degustação II

Redes Sociais, Microgêneros e Nuvens

Outra relação com o universo da computação e da internet é que cada capítulo do livro foi escrito com no máximo 1400 letras, fazendo clara menção à velocidade das redes sociais e em especial ao Twitter com seus microtextos de 140 caracteres.

É possivelmente o 1° conjunto de livros de Filosofia escrito em tecnologia de nuvens, completamente escrito pelos autores em processo colaborativo on line, usando para isso tecnologia Google – Google Drive.

 

Professores e uso didático do livro

O livro é indicado para professores interessados em Produção Textual, Redação, Língua Portuguesa ou Práticas de Escrita. Como apresenta o gênero do ensaio escrito de forma curta — microgênero — pode ser utilizado facilmente para discussões em torno do formato do texto ou de seus temas. Com a obrigatoriedade do ensino de filosofia no Ensino Médio e dada sua forte presença como disciplina no Ensino Superior em quase todas as faculdades e cursos, pode ser usado como guia de referência para atividades que envolvam temas de filosofia, adequado para professores de Filosofia, Ética, Comunicação e Ciências Humanas.

Algumas características do livro são informações importantes para o professor que deseja adotar os Miniensaios de Filosofia em sala de aula:

1. Abordagem Temática e não historicista – sua leitura pode ocorrer em vários momentos no interior de uma mesma disciplina de acordo com o tema que se pretenda tratar.

2. Multiperspectivismo sem orientação ideológica. Por meio do livro o leitor poderá ter acesso a diferentes visões sobre um mesmo tema, umas em oposição às outras, estimulando debates e troca de experiências sobre um mesmo assunto.

3. Interdisciplinaridade
introduzida a partir do campo da Filosofia e dentro dela, fazendo conexões com outras disciplinas e mostrando a pluralidade no interior da própria filosofia.

4. Didática sócio-interacionista
. Por sua estrutura e característica, será melhor aproveitado dentro de uma estratégia pedagógica de interação, troca partilhada e construção coletiva do conhecimento.

 

Público do livro

Ética, Medo & Esperança - Minensaios de Filosofia

Com preço muito acessível, os Miniensaios de Filosofia foram editorialmente concebidos como livros de estímulo à leitura e de difusão da filosofia, num projeto idealizado pelos autores e apoiado pela Editora Vozes.

De pequeno formato, é excelente para quem vai à livraria em busca de um livro para dar de presente em aniversários ou datas comemorativas como Natal, Dia dos Pais ou Dia das Mães. Empresários que queiram presentear colaboradores e fornecedores podem encontrar facilidades num contato direto com a editora.

Pelo conjunto de temas, os livros são também indicados para leitores com interesse em psicologia, religião e comunicação, tendo os autores uma circulação grande pelos meios universitários e em cursos livres de formação para grupos de terceira idade e profissionais liberais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>